Reitora comemora proposta aprovada na Fuern - Foto: reprodução

Reserva de vagas de 50% para mulheres em cargos de gestão coloca Uern em evidência entre universidades brasileiras

A Uern torna-se uma das pouquíssimas universidades brasileiras a institucionalizar a reserva de vagas nos cargos de gestão central, de no mínimo 50%, para mulheres.

A proposição, defendida pela reitora Cicília Maia, foi analisada na última terça-feira e aprovada pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CD/FUERN), mantenedora da Uern.

Pela proposta encaminhada ao Conselho pela reitora Cicília Maia, fica instituído que, a partir de agora, no mínimo 50% dos cargos de chefe e sub-chefe de gabinete, pró-reitorias titulares e adjuntas, e diretorias e assessorias vinculadas diretamente à reitoria, devem ser ocupadas por professores ou técnicas administrativas.

Hoje, das 7 pró-reitorias da universidade, 5 têm mulheres como titulares.

“Acreditamos que o trabalho pela equidade de gênero nos cargos de comando das repartições públicas e privadas é uma pauta que deve ser colocada constantemente no debate público, entendendo que isso fomenta uma sociedade melhor e mais justa. Desde a campanha assumimos esse compromisso, inclusive adotando essa prática na formação de nossa equipe, e ficamos felizes de aprovar essa resolução, no Conselho Diretor, fazendo isso valer para o futuro da nossa instituição”, comentou a reitora.

Cicília Maia é a terceira mulher a chegar ao comando da Uern.

A garantia da equidade de gênero é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) previsto na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Rate Limited Exceeded. Please go to the Feed Them Social Plugin then the Twitter Options page for Feed Them Social and follow the instructions under the header Twitter API Token.No Tweets available. Login as Admin to see more details.