Vacinas estão disponíveis em todas as UBS's - Foto: reprodução

Procura pela vacina contra influenza é baixa em todo o RN

Faltando poucos dias para o fim da campanha de vacinação contra influenza, o Rio Grande do Norte tem pouco mais de 33% de sua população imunizada. Em Natal, o percentual é ainda menor, girando em torno de 20%. Já Mossoró apresenta o percentual de 33,20%. Os dados são da Plataforma  RN Mais Vacina e alertam para os baixos índices de imunização da população potiguar.

Essa baixa procura vem se repetindo em todo o Brasil, o que levou o Ministério da Saúde a expandir a vacinação a toda a população e não restringindo aos grupos prioritários, como estava previsto no início da campanha. A decisão foi acompanhada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap),  repercutindo em todos os municípios do RN.

Entre os grupos prioritários, a imunização de crianças ainda está girando na casa dos 25%. Já entre os idosos, o índice ultrapassa 36% e, entre as gestantes, 51,52%. Os dados foram retirados da plataforma até o dia 28 de maio de 2025.

O resultado da baixa procura pela vacina vem causando a maior procura pelos serviços médicos, públicos e privados, e aumentando os casos de internações por conta da influenza.

Para o doutor em imunologia e pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Leonardo Lima, a baixa procura pela vacinação deixa a população exposta aos vírus, podendo ter consequências importantes. “A vacinação induz a imunização contra a doença e precisa ser ministrada a todos para pessoas. Importante ressaltar que as vacinas são atualizadas e garantem uma maior proteção”, argumentou o pesquisador.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

-_728x90px (2)
728x90px
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

400x400
[feed_them_social cpt_id=37056]