Equipes técnicas da Neoenergia Cosern, com apoio da Polícia Militar, identificaram e desativaram 08 ligações clandestinas de energia (o popular “gato”) em canteiros de obras no bairro Portal do Sol, em Extremoz, Região Metropolitana de Natal, nesta quinta-feira (18).
Os responsáveis pelas obras estavam desviando energia direto da rede elétrica, sem passar pelo medidor, para ligar betoneiras (máquina que mistura cimento, areia e água para fazer concreto ou argamassa) e outros equipamentos.
Duas pessoas foram conduzidas pela Polícia Militar para prestar depoimento na Delegacia de Extremoz.
Balanço das ações
De 01 de janeiro até 18 de dezembro, a Neoenergia Cosern realizou 11.098 inspeções e identificou e desativou 3.140 ligações irregulares (ou fraudes) em todo o estado, recuperando cerca de 14,9 milhões de kWh de energia. Esse volume seria suficiente para abastecer, por exemplo, Macaíba, Assú e São Gonçalo do Amarante juntas por 15 dias. Em 2024, o balanço geral da “Operação Varredura” resultou na recuperação de quase 18 milhões de kWh de energia.
O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. A população pode denunciar ligações clandestinas de energia elétrica, de forma anônima e segura, no telefone 116 da Neoenergia Cosern.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com

