Exames estão disponíveis pelo SUS - Foto: Wilson Moreno

Mossoró registra alta de casos de HIV

O número de pessoas infectadas com HIV, vírus causador da Aids, registrou crescimento em Mossoró.

No período de janeiro a novembro de 2024, foram 86 novos casos, um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.

“Esses dados mostram o quanto a gente deve intensificar ções de prevenção ao HIV, com autoteste ou teste rápido convencional. Muitos acham, de forma equivocada, que não são contaminados só por uma única relação desprotegida, mas a gente tem visto pessoas que testam positivo por conta de uma única relação sexual sem proteção”, alertou Kelly Formiga, coordenadora municipal do Programa de IST/AIDS/Hepatites Virais, durante o lançamento nesta terça-feira do Dezembro Vermelho.

Dezembro Vermelho

A mobilização objetiva chamar a atenção da sociedade para a prevenção, assistência, proteção e direitos das pessoas com o HIV.

“A doutora Mirna veio trazendo aqui uma palestra sobre o HIV. Do diagnóstico ao tratamento, trazendo um histórico bastante significativo, mostrando mais uma vez a importância da prevenção e no caso do acometimento da pessoa aderir significativamente ao tratamento. As UBSs vão também intensificar as ações através da testagem rápida. Vamos estar disponibilizando um número maior de testes para as unidades, além daquilo que é dispensado durante o mês, elas vão poder também ter um outro alcance, um alcance maior a outras populações do entorno da sua unidade”, explicou Kelly Formiga.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

[feed_them_social cpt_id=37056]