“Não tem como fugir disso”, afirma membro da transição
Foto: Divulgação
Membro da equipe de transição do governo Fátima Bezerra (PT), o advogado e especialista em previdência pública Nereu Linhares prevê aumento da alíquota previdência, como alternativa para amenizar os efeitos da crise. O setor tem hoje um déficit de R$ 120 milhões/mês.
O aumento seria em média de 11% para 14%.
“Não tem como fugir disso [aumento da alíquota]. Vai acabar acontecendo, mais cedo ou mais tarde. O servidor não gosta nem de ouvir isso. Só que tem um detalhe: Esses aumentos de alíquota que são propostos nunca dizem quanto é que vai aumentar a arrecadação e em quanto tempo equalizaria esse déficit”, explicou, em recente entrevista ao programa Enfoque Político (Tv Terra do Sal).
Para ele, uma possível proposta como essa precisa de transparência. “Se a solução, ou a possível solução, não vem de forma clara, por que o servidor vai se submeter a isso? O servidor precisa saber de quanto é o déficit e em quanto tempo seria reduzido”.
Assista a entrevista completa:
Nota do Blog: Em janeiro deste ano, o governador Robinson Faria (PSD) propôs o aumento da alíquota previdenciária de 11% para 14%, como alternativa à crise. À época, sindicatos e oposição, incluindo o PT, foram categoricamente contra. E agora, no governo? |
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com