Liga alerta para importância de não parar tratamento oncológico


Unidade está em plena expansão

Foto: divulgação


Neste dia 08 de abril é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que instituições de todo o mundo se reúnam em prol da prevenção e diagnóstico precoce dos vários tipos de câncer, além de apoiarem os pacientes que lutam contra esta doença.

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer alerta para a importância de mesmo nesse período de pandemia os pacientes darem continuidade ao seu tratamento oncológico.

“Mesmo no contexto da pandemia, para o tratamento do câncer é fundamental que ele seja iniciado o mais precocemente possível, para evitar a progressão da doença. Importante ressaltar a busca precoce para investigar queixas que indiquem suspeitas de câncer para um diagnóstico precoce também”, alerta Geison Freire, Médico Radioterapeuta da LMECC.

As Unidades Hospitalares da Liga Mossoroense continuam atendendo normalmente seus pacientes que realizam tratamento de câncer. A instituição adotou uma série de medidas para evitar o contágio pelo vírus e passou a agendar atendimento de pacientes, para manter o distanciamento social, bem como disponibiliza o álcool em gel em todos os setores e só permite entrada de pessoas usando máscara.

“Mantivemos nossos atendimentos normalmente, pois os pacientes com câncer não podem esperar. No entanto, estamos tendo todos os cuidados, seguindo os protocolos de saúde e adotando as medidas de higienização e distanciamento social, para evitar o contágio e disseminação do vírus”, explica Wamberto Barbosa, Administrador Hospitalar da LMECC.

Registro

De acordo com dados do Setor de Registro Hospitalar de Câncer (RHC) da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), no ano de 2019, a instituição diagnosticou e iniciou o tratamento em aproximadamente 1500 novos pacientes. O tipo da neoplasia mais frequente em homens e mulheres é o câncer de pele, seguido de perto pelo câncer de próstata, em homens, e de mama, em mulheres. Já nas crianças, o tipo de câncer mais frequente é a leucemia.

Referência 

Em Mossoró e região, a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) é referência quando se fala em tratamento oncológico. Com duas Unidades Hospitalares, a Liga atende uma média de 350 pacientes diariamente.

 

Nos últimos meses a instituição reforçou e modernizou sua estrutura. No final do ano passado foi reinaugurado um novo Setor de Diagnóstico Por Imagem, passando a oferecer uma estrutura completa, com equipamentos modernos e equipe qualificada para realizar os mais diversos exames de Mamografia, Ultrassonografia, Raio-X e Tomografia computadorizada.

Em plena expansão, a Liga teve seu projeto para receber um novo Acelerador Linear aprovado pelo Ministério da Saúde e no próximo mês de maio deverá receber um o Clinac-CX, que será instalado em sua Unidade I.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.