Estão suspensas as eleições do Sicoob Potiguar, que ocorreriam no sábado (27), às 8 horas. Seria de forma virtual, com eleitorado de 9.008 cooperados habilitados. Mas, a Central Nordeste do Sicoob recomendou essa decisão.
O pleito ficou remarcado para o dia 7 de maio, às 10h, em nova assembleia geral que será transmitida da sede da entidade, à travessa Dois de Novembro, 130, bairro Alecrim, em Natal.
Paralelamente, a Central Nordeste do Sicoob abriu sindicância, protocolo feito na quarta-feira (24), para apurar os fatos narrados. Um inquérito do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte (MPT/RN), registrado sob o número 0002412024210006, motivou a decisão.
O assunto se tornou público em vários endereços da imprensa do RN, nesta semana. O inquérito apura casos de assédio moral ocorridos em 2023.
Procedimento foi aberto dia 6 de fevereiro deste ano, estando sob a condução do procurador Afonso de Paula Pinheiro Rocha.
Chapas
Com 25 anos de criação, o Sicoob Potiguar teria hoje disputa entre duas chapas, com os eleitos tendo garantia de mandato de quatro anos: a Chapa 1 é formada Crispim Oliveira e Carlos Medeiros; já a chapa 2 é encabeçada Custódio Arrais, tendo como vice Diego Dantas.
Nos bastidores, há informação corrente de que a Chapa 1 possa sofrer modificação, visto que respinga nela a denúncia do MPT.
O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária etc.
Editado às 8h45 de 29/04
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com