O advogado mossoroense Jeferson Santos Teixeira da Silva receberá da Câmara Municipal de Mossoró o troféu Milton Marques de Medeiros, a mais alta honraria do Legislativo local para pessoas que se destacaram no meio acadêmico.
A proposição é do vereador Pablo Aires (PSB), aprovada nesta quarta-feira à unanimidade.
A honraria será concedida no próximo dia 28 de setembro, durante a tradicional Sessão Solene em Alusão à Abolição da Escravatura, momento em que diversas personalidades importantes da cidade são homenageadas.
Merecimento
Jeferson possui dissertação de mestrado em Direito pela Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). O tema teve tudo a ver com a ênfase da sessão solene: “Legisle o povo para si: registros, recortes e reminiscências da idealização, instrumentalização e subversão do direito numa cidade livre da escravidão no Brasil imperial”.
Neste ano, ele publicou o artigo “Escravos e libertos no movimento abolicionista mossoroense: 1882-1883”, no qual questiona a historiografia tradicional sobre o evento, usualmente retratado como um esforço da elite branca local. A publicação apresenta evidências de que o povo negro, escravizado e liberto não foi mero expectador da ação abolicionista mossoroense, mas constitui um elemento importante em um processo multifatorial.
O artigo chegou a ser publicado na renomada Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UF). É assinado também pelo professor da Ufersa, doutor Felipe Castro.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com