Instituição potiguar é homenageada no Senado no Dia da Pessoa com Deficiência


Senadora Zenaide entrega comenda à entidade

Foto: divulgação


Indicada pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN), a Sociedade Professor Heitor Carrilho, de Natal, no Rio Grande do Norte, foi agraciada com a Comenda Dorina Nowill, premiação anual do Senado a instituições e personalidades que se destacam por seu trabalho junto às pessoas com necessidades especiais.


Filho de um dos fundadores e atual membro da diretoria da Clínica, Cláudio Fernandes Lopes, recebeu a Comenda das mãos de Zenaide. Em sua fala, a parlamentar frisou que é dever do Estado garantir uma sociedade inclusiva. “Deficiente é a sociedade que não inclui as suas pessoas com deficiência”, definiu a senadora.


A entrega do prêmio aconteceu em solenidade no plenário do Senado Federal, em Brasília, nesta terça (03), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.


História


A Sociedade Professor Heitor Carrilho foi fundada em 1955 por um grupo liderado pelo médico psiquiatra, Severino Lopes, para atuar de forma pioneira na reabilitação, educação e inclusão de pessoas com distúrbios psiquiátricos. Desde então, o trabalho ampliou-se para o acolhimento também de pessoas com deficiências e com dificuldades de aprendizagem.


Em Natal, a Sociedade mantém o Centro Especializado em Reabilitação, CER, que atende 480 pessoas com deficiência física ou intelectual em serviços de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, psiquiatria, ortopedia e neurologia; 380 pessoas com deficiências em apoio escolar e oficinas terapêuticas (dança, esporte, teatro e artes manuais e profissionalizantes); além de 80 crianças da educação infantil.


Siga-nos no Instagram.


contatosaulovale@gmail.com

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.