Acusação de plágio pode tirar Ludimilla da Reitoria - Foto: rede social

Instância máxima marca reunião para deliberar sobre destituição de reitora

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) convocou nesta segunda-feira uma reunião extraordinária para amanhã (27), às 14h.

Na pauta, apreciação e deliberação sobre solicitação de destituição da reitora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, nos termos do art. 61 do Regimento Geral da Ufersa.

Encontro vai acontecer de forma híbrida.

O pedido de destituição a ser avaliado foi feito pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pela Associação dos Docentes da Ufersa (Adufersa), após a reitora, acusada de plágio, perder o título de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Caminhos

A tendência é de que a reunião desta terça-feira oficialize uma comissão formada por cinco professores doutores, um estudante e um técnico administrativo.

Esse grupo terá 30 dias para elaborar um relatório com apontamento sobre o que deve acontecer com uma reitora que perdeu o título de doutorado.

Após a entrega desse material, o Consuni volta a se reunir para averiguar e votar o relatório.

Se o colegiado votar pela destituição da Reitora, a decisão é encaminhada para o Ministério da Educação (MEC), com solicitação de empossar o professor doutor mais antigo da Ufersa, como prevê o Regimento Geral.

Após esse encaminhamento, deve começar os trâmites de novas eleições na instituição, para os cargos de reitor e de vice-reitor.

Entenda

Ludimilla teve o título cassado no início deste mês de junho pela UFRN, após a universidade aceitar uma denúncia, feita em 2020, de plágio em 44% de sua tese.

Na Ufersa, só pode ser Reitor quem tem doutorado ou quem esteja nos dois níveis mais elevados da carreira.

Ela tentou derrubar a cassação de seu título nas esferas administrativa (na UFRN) e judiciária (na Justiça Federal do RN).

Perdeu nas duas.

Entretanto, Ludimilla ainda deve recorrer em instâncias superiores, como o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

 

728x90
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Feed Them Social: TikTok Feed not loaded, please add your Access Token from the Gear Icon Tab.