Ufersa leva ensino nas diversas áreas - Foto: Eduardo Mendonça

Inscrições para as licenciaturas da Ufersa crescem 4 vezes no SiSU 2025

A procura pelos cursos de licenciaturas oferecidos pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido no Sistema de Seleção Unificada – SiSU deste ano foi quatro vezes maior, em relação ao número de inscrições no SiSU do ano passado. Enquanto na edição de 2024 a universidade recebeu 608 inscrições para as licenciaturas, esse número saltou para 2.936 inscrições no atual SiSU.

O curso de Pedagogia, no Campus Angicos, teve o crescimento mais expressivo, saindo de 260 inscrições em 2024 para 1.222 na edição deste ano, conforme resultado divulgado na última segunda-feira, dia 27, pelo Ministério da Educação. Com esse desempenho, Pedagogia chega à lista dos 10 cursos mais procurados na Ufersa.

O crescimento também se repediu nas demais licenciaturas oferecidas nas duas últimas edições do Sistema. O curso de Letras Português recebeu 151 inscrições em 2024 e 469 em 2025; já a licenciatura de Letras Libras dobrou as inscrições de 136 para 272; e o curso de Física recebeu 61 inscrições, em 2024, e 98 neste ano.

Os cursos de Computação & Informática (Angicos) e Letras Inglês (Caraúbas) retornaram ao processo de seleção na edição deste ano. Para o primeiro, foram contabilizadas 531 inscrições e, para Inglês, 272. Mesmo se comparado o montante de inscrições sem contabilizá-los, o aumento significativo na procura pelas licenciaturas se repete.

Ao todo, a Ufersa ofereceu 2.755 vagas distribuídas em 30 cursos e para os dois semestres letivos no atual SiSU. Desse montante, 280 vagas estão espalhadas pelos seis cursos de graduação na modalidade de licenciatura oferecidos nos campi de Angicos e Caraúbas.

Na avaliação do professor Edcarlos Leite, pró-reitor de Graduação, esse resultado já é reflexo do programa Pé de Meia – Licenciaturas, lançado pelo Governo Federal para atrair candidatos aos cursos de licenciatura. “Temos um novo cenário de oportunidades na educação brasileira, que é o incentivo do Governo Federal para os cursos de Licenciatura. O Pé de Meia já alcançou seus objetivos nesse primeiro momento que foi atrair alunos para as Licenciaturas”, avalia o professor.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

PMM_Banner_IPTU2025_728x90px
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

400x400
[feed_them_social cpt_id=37056]