Diversos hospitais estaduais suspenderam, desde a manhã desta quinta-feira, a realização de cirurgias eletivas ortopédicas.
É o caso do Hospital da Polícia Militar de Mossoró.
A causa é a falta de insumos.
É que empresas que fornecem material para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para realização desses procedimentos, deixaram de enviar os insumos por falta de pagamento.
“As cirurgias foram paralisadas, não por uma questão de equipe, porque estamos todos a postos, mas por falta de material. As empresas suspenderam os insumos por uma questão de atraso de repasse”, disse o coordenador regional da ortopedia, médico Pablo Escóssia.
Segundo ele, essa “não é uma questão local, mas, sim, regional”.
“Essa foi uma paralisação em todo o estado. Não sabemos quanto tempo vai durar. Às vezes é resolvido rapidamente, com suspensão pontual. Pode ser que retorne amanhã, pode ser que volte segunda. Estamos aguardando ainda informações via Sesap”, acrescentou.
O médico destacou ainda que “hoje as cirurgias foram suspensas. As que estão marcadas para amanhã, ainda não, porque estamos esperando mais informações. Os pacientes que tiveram os procedimentos suspensos serão prioridade, tão logo haja o retorno das cirurgias”, explicou.
Sesap se pronuncia
Em nota, a Sesap informou que “já realizou contato com as empresas responsáveis pelo fornecimento de material para informar que os pagamentos estão sendo encaminhados nesta quinta-feira (10) e requisitar a retomada da entrega”.
Destacou ainda que a paralisação das cirurgias eletivas ortopédicas não se dá em todos os hospitais estaduais. “São alguns hospitais. A secretaria ainda está realizando o balanço. Alguns locais ainda dispõem de estoque, outros a contratação, para realização dos procedimentos, já inclui todo o material”, acrescentou.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com