Encontro discute estratégias de combate a dengue - Foto: Sandro Menezes

Governadora se reúne com Ministério da Saúde em meio à alta de dengue

A governadora Fátima Bezerra (PT) participou nesta quarta-feira do encontro convocado pelo Ministério da Saúde com todos os estados para discutir o trabalho conjunto necessário na batalha contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O quadro epidemiológico do estado, de acordo com o mais recente boletim, aponta que o RN conta com 757 casos prováveis de dengue, um volume 82% maior que o mesmo período do ano passado. Apesar disso, ainda não há indicativos de pressão dos casos nos serviços de saúde.

“Primeiro é preciso parabenizar o Ministério da Saúde por convocar essa reunião e colocar-se como protagonista. É assim que deve ser, chamando a sociedade, governos e prefeituras. Estamos fazendo aqui no Rio Grande do Norte, desde o ano passado, um trabalho dessa maneira intersetorial, junto aos municípios e com as nossas áreas da educação, de assistência social, infraestrutura e serviços urbanos”, afirmou a governadora e presidente do Consórcio Nordeste.

Responsável pela convocação da reunião, o Ministério da Saúde reforçou a necessidade de integração entre todos os entes para enfrentar a emergência que já se coloca em alguns locais do país. “Um momento como esse encontro, é importante para trocarmos ideia e unirmos esforços. Por isso agradeço a todos pela presença”, comentou a ministra Nisia Trindade aos governadores, vice-governadores e gestores estaduais de saúde presentes à reunião virtual.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), com base nas orientações do Ministério da Saúde, emitiu uma nota de orientação aos municípios em meados de dezembro passado, com diversas informações voltadas ao combate na reprodução do Aedes aegypti e no cuidado com os pacientes.

Na próxima sexta-feira (9), a Sesap irá instalar a Sala de Situação para monitoramento das arboviroses no RN, em especial a situação da dengue.

Participaram por Videoconferência os governadores: Jerônimo Rodrigues (BA); Cláudio Castro (RJ); Carlos Brandão (MA); Romeu Zema (MG); Ronaldo Caiado (GO); o Mauro Mendes (MT); Eduardo Leite (RS); Renato Casagrande (ES); Jorginho Mello (SC); Fábio Mitidieri (SE); Wilson Lima (AM); Gladson Cameli (AC); Wanderlei Barbosa (TO); Clécio Luís (AP); Antonio Denarium (RR); Vice-Governadores: Priscila Krause (PE); Celina Leão (DF), Jade Romero (CE); Sérgio Gonçalves (RO) e os secretários de saúde Rômulo Rodovalho (PA), Zilda Do Rego Cavalcanti (PE); Tânia Mara Coelho (CE); Eleuses Paiva (SP); Rasivel dos Reis Santos Junior (GO); Jhony Bezerra (PB) Antonio Luiz Soares Santos (PI); Carmen Zanotto (SC); Gustavo Pontes (AL); Beto Preto (PR); Maurício Simões (MS); Poliana Lopes (MG) e o Presidente do Conasems, Hisham Mohamad Hamida.

Siga-nos no Instagram.

conytatosauloval@gmail.com

WhatsApp Image 2024-03-18 at 6.26.43 PM
728x90
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Feed Them Social: TikTok Feed not loaded, please add your Access Token from the Gear Icon Tab.