O Festival de Cinema do Semiárido – Cine Árido – acontecerá em Mossoró a partir da próxima quinta-feira, 27, com exibição de filmes de curta metragem e debates com realizadores audiovisuais, mas quem quiser já pode ir sentindo o clima do festival participando de uma série de oficinas formativas gratuitas que começam na próxima terça-feira (25). As atividades integram a programação do Esquenta Cine Árido, que já contou com a oficina “Documentando”, do cineasta Marlom Meirelles, nesta semana.
Na terça-feira (25), a jornalista e documentarista Izaíra Thalita ministrará a oficina “Assessoria de imprensa para projetos culturais”, às 13h30, no auditório do Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DECOM/UERN), em Mossoró. A oficina apresenta diversas possibilidades de atuação para quem atua na área ou tem o desejo de começar a atuar neste segmento. A atividade é aberta ao público em geral. As inscrições podem ser feitas no local.
Na quarta-feira (26), o Esquenta Cine Árido oferece três opções de atividades formativas gratuitas. Pela manhã, no auditório do Decom/Uern, o designer João Azevedo ministra a capacitação “O design e a força de projetos sociais de impacto”, voltada para estudantes, profissionais da área e representantes de organizações sociais. João coordena o trabalho de comunicação visual do projeto Cestinhas, da Sade Basquete, que tem gerado resultados bem interessantes nas redes sociais. A inscrição é gratuita e pode ser feita no local.
Mais cedo, às 8h, a cineasta Kalyne Almeida fará a oficina “Produção executiva no cinema independente”. A atividade acontecerá de forma online e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/
À tarde, acontecerá a oficina “Empreendedorismo e marketing: caminhos para valorizar a economia criativa através da fotografia e das redes sociais”, ministrada pela artesã e publicitária, Raquel Medeiros, integrante da Cooperativa de Mulheres Empreendedoras e Artesãs de Mossoró e Oeste Potiguar (COOMEA). A atividade acontecerá na Ufersa, na sala do Núcleo de Arte e Cultura (NAC). A inscrição é gratuita e pode ser feita no local.
“Neste ano, decidimos oferecer ao público opções de qualificação no período que antecede o festival, como forma de pensar também na questão do empreendedorismo cultural e economia criativa da cultura na região de Mossoró. Nossa expectativa é que as pessoas possam aproveitar bem. Os facilitadores são profissionais qualificados e de muita experiência, podendo contribuir muito com o aprendizado dos participantes”, comentou Esdras Marchezan, coordenador do Cine Árido.
O Festival de Cinema do Semiárido – Cine Árido – é uma realização da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio do Departamento de Comunicação Social, do Banco do Nordeste Cultural Mossoró e conta com apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O festival acontecerá entre os dias 27 e 29 de Novembro.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com

