Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró apontam para uma situação preocupante sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Influenza.
Números desta terça-feira (17) mostram que apenas 18% das crianças tomaram a vacina contra influenza e 16% receberam o imunizante contra o sarampo, mesmo a campanha tendo iniciado há mais de um mês.
A estimativa do público-alvo é de 16.788 crianças aptas a tomaram os imunizantes.
“Temos hoje pelo Brasil inteiro UTIs pediátricas lotadas e quase 90% de sua totalidade se refere a síndromes gripais. Nós temos à disposição da população e das crianças de 6 meses a menores de 5 anos a vacina de Influenza que nos ajuda a evitar essas síndromes, como também as pessoas com comorbidades que já podem estar procurando um dos nossos postos de vacinação receber sua dose e assim se prevenir contra essas gripes de forma mais grave”, disse a secretária de Saúde, Morgana Dantas.
A vacinação segue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Grupos prioritários
Os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são pessoas acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; rodoviário; passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas; além de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.
Já os grupos prioritários para a vacinação contra o sarampo são trabalhadores da Saúde e crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos de idade. Na vacinação contra a Covid-19, são pessoas acima de 5 anos. São aplicadas primeira, segunda, terceira e quarta doses na campanha de vacinação contra a Covid-19.