Diante do agravamento das crises climáticas e ambientais que atingem o planeta, a Diocese de Santa Luzia de Mossoró, por meio do Vicariato para Educação e Cultura, convocou representantes da sociedade civil, do poder público, das universidades, da imprensa e das comunidades religiosas para a criação de um Comitê Estratégico de Educação Ambiental. O espaço será destinado ao diálogo, planejamento e à implementação de ações concretas que promovam o cuidado com a natureza.
A iniciativa nasceu da escuta atenta aos apelos da Igreja no Brasil, que,

este ano, na Campanha da Fraternidade, reforça o compromisso e cuidado com o meio ambiente através da temática “Fraternidade e Ecologia Integral”. No magistério do Papa Francisco, este tema ocupa lugar central, propagando nos documentos eclesiais e em suas catequeses a urgência do cuidado com a nossa “Casa Comum”: o planeta Terra.

A primeira reunião oficial para criação do comitê aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 14 de abril, na Cúria Diocesana de Mossoró. O encontro marcou o início de uma caminhada conjunta para refletir, planejar e implementar ações concretas em favor do meio ambiente, inspiradas nos princípios da Fé Católica. O comitê tem por objetivo o fortalecimento de políticas públicas voltadas à educação ambiental, com o propósito de envolver escolas, universidades, comunidades, movimentos sociais e religiosos na missão de construir uma cultura educacional de zelo pela biodiversidade.
Dentre as propostas e sugestões iniciais que nortearão o recém-criado Comitê Estratégico de Educação Ambiental estão algumas ações, como: criação de legislação para um planejamento urbano sustentável; amplo programa de arborização e requalificação urbana; criação da Semana de Educação Ambiental de Mossoró; desenvolvimento de projetos de educação ambiental nas escolas e universidades; empenho em ações sociais e comunitárias, bem como ações estratégicas nas comunidades rurais; mobilização das universidades e centros de pesquisa; atuação das igrejas e comunidades eclesiais; parcerias com empresas privadas para adoção de praças e canteiros; e ação conjunta do poder público com arquitetos e engenheiros civis.
Na solenidade desta segunda-feira, estiveram presentes Dom Francisco de Sales, Bispo Diocesano de Mossoró; Pe. Antoniel Alves e Pe. Flávio Augusto, Vigários Gerais; Pe. Charles Lamartine, Vigário Episcopal para Educação e Cultura; Pe. Jefferson Carvalho, Coordenador da Campanha da Fraternidade 2025; Alysson Bezerra, Prefeito de Mossoró; Genilson Alves, Presidente da Câmara Municipal de Mossoró; Profª. Cicília Raquel, Reitora da UERN; Prof. Rodrigo Codes, Reitor da UFERSA; Profª. Danylla, representante do Prof. Hélio Pinheiro, Diretor Geral do IFRN de Mossoró; Ir. Vânia Cristina de Oliveira, Reitora da Unisagrado de Bauru-SP; Prof. Mauro Costa, Diretor da 12ª DIREC; Zilene Marques, Presidente do Grupo TCM; Wellington Rodrigues, Diretor Financeiro da CDL, representante de Stênio Max, Presidente da CDL; Leonardo Dantas, Secretário Municipal de Educação; Miguel Rogério, Secretário Municipal de Serviços Urbanos. Sariny Nobre, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; e Márcio Palermont, profissional agrônomo.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com