Carla Zambelli durante coletiva na Câmara dos Deputados - Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Condenada a 10 anos de prisão, Carla Zambelli deixa o Brasil

G1

Condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a deputada Carla Zambelli (PL-SP) deixou o Brasil. A parlamentar afirma que deixou o país por causa de um tratamento médico e diz que pedirá licença do mandato.

“Queria anunciar que estou fora do Brasil já faz alguns dias. Eu vim, a princípio, buscando tratamento médico que eu já fazia aqui e, agora, eu vou pedir para que eu possa me afastar do cargo”, afirmou a deputada em transmissão no YouTube.

Zambelli citou o correligionário, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também deixou o Brasil e se licenciou do cargo.

“Tem essa possibilidade da constituição, acho que as pessoas conhecem um pouco mais essa possibilidade hoje em dia porque foi o que o Eduardo [Bolsonaro] fez também.”

A defesa da deputada disse não saber para onde ela foi.

A parlamentar disse, ainda, que não está abandonando o país. “Não é desistir da minha luta, pelo contrário, é resistir para poder continuar falando o que eu quero falar.”

Condenação

Em 17 de maio, Zambelli foi condenada por unanimidade pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica.

De acordo com a denúncia, a deputada orientou o hacker Walter Delgatti Neto a invadir o sistema para inserir documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

A deputada também responde por porte ilegal de armas e constrangimento ilegal. Na véspera das eleições, em 2022, Carla Zambelli sacou uma arma e apontou para um homem no meio da rua nos Jardins, área nobre de São Paulo.

Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou, em março de 2025, que a deputada Zambelli “tirou o mandato” de sua chapa nas eleições de 2022, ou seja, culpou a parlamentar pela sua derrota.

O motivo, segundo Bolsonaro, foi o episódio em que a parlamentar ameaçou com uma arma um apoiador do então candidato Lula. A deputada também passou a ser vista com desconfiança também por aliados de Bolsonaro.

720x90px (1)
01-Saude_720x90px
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

400x400
[feed_them_social cpt_id=37056]