Entre os dias 19 e 21 de novembro Mossoró reunirá amantes do cinema e realizadores audiovisuais no II Cine Árido – Mostra Audiovisual do Semiárido. Fruto do Vozes do Semiárido – projeto de extensão do curso de jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) – a mostra pretende exibir curtas metragem de ficção e documentário produzidos por realizadores da região e que tratem, de alguma forma, sobre questões da vida no semiárido.
As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (09) e seguem até o dia 29 de setembro, por meio de formulário online (https://abre.ai/
Os filmes que comporão a programação competitiva da mostra têm que ter duração máxima de até 20 minutos, se encaixando em uma das mostras: Caatinga, Potiguar, Infantil, Universitária e Originários. Os vencedores de cada mostra receberão certificado e troféu. Todos os selecionados receberão certificados de participação.
De acordo com Esdras Marchezan, jornalista, professor da Uern e coordenador geral do II Cine Árido, a ideia da mostra surgiu como forma de criar, em Mossoró, um evento para se mostrar a produção audiovisual do semiárido e também promover debates e discussões sobre o fortalecimento da área na região. “Da capital do semiárido, estamos propondo um evento de cinema que queremos tornar referência em toda a região, atraindo para Mossoró e para o Rio Grande do Norte o debate necessário sobre meios e formas de fazer cinema no e sobre o semiárido. É daqui que queremos contar nossas histórias para o mundo. Daí surge o projeto Vozes do Semiárido e, com ele, o Cine Árido”, comenta o organizador.
Além das mostras, o Cine Árido vai promover rodas de conversa, oficinas formativas e diálogos culturais. Em breve a organização divulgará a programação completa, com todas as atividades e os locais onde elas ocorrerão. A primeira edição do Cine Árido ocorreu de forma online, no ano passado, com a participação de dez filmes. (https://sites.google.com/
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com