O Banco do Nordeste Cultural Mossoró arremata a programação de setembro totalizando mais de 40 atrações. O último fim de semana do mês ainda tem oficinas culturais, apresentações musicais e cinema. As ações serão realizadas em Mossoró, Pau dos Ferros, Umarizal e, de forma inédita, na Serra de João do Vale, na microrregião do Médio Oeste. Lá, o jornalista Tárcio Araújo resgatou a história de um movimento messiânico desconhecido da maioria dos potiguares.
Mas sigamos pela ordem: nesta quinta-feira, o Memorial da Resistência, no Corredor Cultural da Av. Branco, em Mossoró, recebe a Oficina de Percussão do grupo potiguar Batukeiras. O evento começa às 18h promete uma introdução aos ritmos samba, baião e xote, técnicas básicas do instrumento e, ainda, uma prática coletiva de batidas e sons. A show/oficina tem a performance de Maya Fagundes, unindo um momento formativo sobre o pandeiro.
A sexta-feira tem oficina do Banco do Nordeste Cultural no Campus Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O tema: Lei Rouanet na Prática: Caminhos para o Financiamento Cultural. A aula começa às 8h e a “fêssora” é a advogada Diana Moura, que atua na área de cultura e tem larga experiência no assunto.
No sábado, 27, o endereço da cultura é o Shok House, de Umarizal. A cidade do Médio Oeste Potiguar terá, a partir das 19h, o lançamento do EP “Lembrar de Não Morrer Ainda” da banda de rock e blues Comumraio. Na sequência, Júnior Eterno apresenta seu trabalho autoral em Re Legião. E, assim, nós descobrimos que o rock também faz parte do cenário musical umarizalense.
Finalizando a programação de setembro, o Banco do Nordeste Cultural Mossoró sobe a Serra de João do Vale, no município de Triunfo Potiguar. A quadra de esportes do Sítio Chã Velha vira sala de cinema para exibição do documentário Messiânicos, que conta a história do movimento religioso, surgido na comunidade rural e rapidamente sufocado, no fim do Século XIX.
“É um momento histórico para a Serra de João do Vale, uma vez que o documentário resgata a memória de um dos eventos mais marcantes dessa região. O feito do beato Joaquim Ramalho se assemelha a outros movimentos messiânicos do Nordeste, mas pouquíssimo historiografado por estudiosos e pesquisadores. Agora, com o apoio do BNB Cultural, temos a oportunidade de mostrar através do audiovisual o que foi essa história”, explica o diretor do documentário, o jornalista Tárcio Araújo.
Programação do Banco do Nordeste Cultural Mossoró:
Dia 25, quinta-feira
18h – Batukeiras, Oficina de Percussão, com participação de Maya Fagundes
Local: Memorial da Resistência, Corredor Cultural da Av. Rio Branco, Mossoró
Dia 26, sexta-feira
8h – Oficina Lei Rouanet na Prática: Caminhos para o Financiamento Cultural (Diana Moura)
Local: Campus da UERN de Pau dos Ferros
Dia 27, sábado
19h – Lançamento do EP “Lembrar de Não Morrer Ainda”, da banda Comumraio
Júnior Eterno com o show “Re Legião”
Local: Shok House, Rua. Dr. Raul Alencar, 112, Umarizal
BNB Cultural – Cinema
19h – Lançamento do documentário “Messiânicos”, de Tárcio Araújo
Local: Quadra de esportes da comunidade Chã Velha, Serra de João do Vale
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com