Sessão é marcada por tumulto e mobilização de servidores - Fotomontagem: BSV

Após ter plenário ocupado por servidores, Câmara retira projetos polêmicos de pauta

Um grupo de servidores públicos municipais ocupou nesta sexta-feira, por mais de uma hora e meia, o plenário da Câmara Municipal de Mossoró.

Antes, ocupou as galerias do Legislativo.

Objetivo da mobilização foi barrar pelo menos três Projetos de Lei Complementar, enviados pelo Executivo.

E conseguiu.

Após acordo, encabeçado pelo presidente da Casa, Lawrence Amorim (Solidariedade), entre servidores, vereadores e representantes da Prefeitura, os projetos foram retirados de pauta.

Foram eles:

O Projeto de Lei Complementar 17/23 trata do instituto da readaptação, institui gratificação para servidores integrantes de comissão de sindicância e processo administrativo disciplinar, transpõe benefícios temporários do Regime Próprio de Previdência Social para o Estatuto do Servidor.

 

Também o Projeto de Lei Ordinária do Executivo 57/2023, que institui o pagamento de gratificação por desempenho no programa Previne Brasil.

 

Foi retirado ainda de pauta, a pedido também da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mossoró, o Projeto de Lei Complementar do Executivo 20/2023, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Procuradoria-geral do Município de Mossoró e o Estatuto dos Procuradores do Município.

 

A OAB discorda de pontos do projeto relativos à carga horária, à remuneração e ao exercício da advocacia.

Aprovação

Ainda na sessão, foram aprovados os seguintes projetos.

Projeto de Lei Complementar do Executivo 16/2023, que altera a lei complementar nº 169, de 12 de agosto de 2021 (estrutura administrativa e organizacional da Prefeitura Municipal de Mossoró), criando a Secretaria de Limpeza Urbana.

Os demais projetos aprovados são o Projeto de Lei Complementar do Executivo 18/2023, que dispõe sobre as normas e procedimentos para a operacionalização das emendas parlamentares (13 a 8 votos), e o Projeto de Lei Complementar do Executivo 19/2023, que cria a Junta Biopsicossocial do Município de Mossoró (unanimidade).

Os parlamentares mantiveram o veto parcial ao Projeto de Lei nº 12/2023, que denomina de Francisco Feitosa Lima a avenida projetada no bairro Bela Vista. A denominação está mantida. O veto faz apenas adequação jurídica.

Confira imagens de sessão.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Rate Limited Exceeded. Please go to the Feed Them Social Plugin then the Twitter Options page for Feed Them Social and follow the instructions under the header Twitter API Token.No Tweets available. Login as Admin to see more details.