Sai Josué Moreira (interventor) e entra José Arnóbio (reitor eleito)
Fotomontagem: web
Na tarde desta quarta-feira (6), o Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), publicou em edição extra do Diário Oficial da União, decreto com a nomeação do professor José Arnóbio de Araújo Filho como reitor do IFRN.
A publicação ocorreu em cumprimento à decisão proferida pela juíza Gisele Maria da Silva Araújo Leite, da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Rio Grande do Norte. A decisão considerou que não havia base legal ou normativa que amparasse a decisão de suspender a nomeação de José Arnóbio ao cargo de reitor do Instituto.
O Ministério da Educação ainda pode recorrer.
Reviravolta
A ação foi motivada pela nomeação, no último dia 20 de abril, do professor Josué Moreira como reitor pro-tempore da Instituição. A colocação de um professor que não havia sequer participado do processo eleitoral para reitor do IFRN e que não possuía experiência em cargos de gestão gerou reações em diversos segmentos da comunidade acadêmica.
Com a publicação da nomeação, o professor Arnóbio, eleito pela comunidade acadêmica no processo de consulta pública realizado em dezembro de 2019 com 48% dos votos, assume a gestão principal de uma Instituição.
Nota do Blog: Josué, você poderia ter se poupado desse vexame.
Leia mais: MEC ignora eleição e nomeia bolsonarista para reitoria do IFRN
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com