A governadora Fátima Bezerra (PT) iniciou a exoneração dos indicados pelo vice-governador desafeto Walter Alves (MDB).
O primeiro a sair cair o presidente da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), engenheiro Sérgio Rodrigues, que estava à frente do órgão desde julho de 2025.
No lugar dele assume o engenheiro George Marcos, atual diretor de Planejamento e finanças, nome da cota da própria governadora.
Outros nomes, indicados pelo emedebista, devem ser exonerados nas próxima semanas.
Rompimento
O rompimento político entre a governadora Fátima Bezerra (PT) e o vice-governador Walter Alves (MDB) começou após Walter anunciar apoio à pré-candidatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), ao Governo do Estado. A crise se agravou quando o vice confirmou que pretende disputar uma vaga de deputado estadual em 2026.
O cenário leva o Rio Grande do Norte a uma situação inédita. Fátima deve renunciar ao cargo para disputar o Senado e Walter também deixará o posto para concorrer à Assembleia Legislativa. Com isso, o Estado fica com vacância dupla no Executivo. Nesse caso, a Constituição prevê a realização de uma eleição indireta para governador, conduzida pelos deputados estaduais.
Diante disso, o PT passou a reavaliar sua estratégia, já que o grupo governista não teria maioria na Assembleia para eleger um governador-tampão.
Apesar da incerteza sobre quem assumiria o comando do Estado, Fátima tem reafirmado que será candidata ao Senado.
Em encontro com a imprensa nesta quarta-feira, a governadora disse que vai intensificar o diálogo político e afirmou que nenhum grupo — nem o seu, nem o de Allyson Bezerra, nem o do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) — tem maioria garantida para vencer uma eleição indireta.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com

