A Cia. Pão Doce de Teatro inicia, em agosto de 2025, uma nova e vibrante fase de atividades culturais gratuitas em Mossoró, celebrando mais de duas décadas de trajetória artística. Com o projeto Cia. Pão Doce 20 anos – Segunda edição, aprovado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), o grupo mossoroense marca sua presença como o único do Rio Grande do Norte com projeto vigente contemplado no Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2024, mostrando a sua relevância no cenário cultural potiguar.
A abertura oficial do calendário de atividades será realizada no dia 01 de agosto, às 19h, no Ponto de Cultura e Espaço Cultural Teatro de Quintal (Rua Bodoca 35, bairro Alto de São Manoel – Mossoró), em um encontro especial voltado para a imprensa e convidados. Na ocasião, será lançado o edital do 2o Festival de Cenas Curtas – Teatro de Quintal, iniciativa que valoriza a produção artística local, fomentando a diversidade de linguagens cênicas e fortalecendo o intercâmbio entre coletivos e artistas independentes.
“Estamos muito felizes de retomar esse projeto que foi executado pela primeira vez no ano passado, beneficiando centenas de pessoas, possibilitando acessos a uma programação social, educativa e de valorização da cultura. Essa renovação junto à FUNARTE se dá diante do sucesso das ações do projeto executado e que agora poderemos novamente realizar, alcançando mais pessoas”, ressalta o ator e integrante da Cia Pão Doce, Raull Davyson.
Seleção
Serão selecionados, através do edital, até 8 (oito) esquetes/cenas curtas com duração mínima de 11 minutos e máxima de 15 minutos cada, nos mais variados gêneros: comédia, tragédia, performance, romance, teatro-musical e drama, com o objetivo de refletir o panorama da produção teatral da cidade de Mossoró. As inscrições poderão ser feitas de 01 a 22 de agosto. As informações e detalhes sobre o edital estarão disponíveis nos canais da Cia Pão Doce.
Além do Festival de Cenas Curtas com as apresentações teatrais, a companhia também retoma uma programação diversificada, a partir de agosto quando serão ofertadas oficinas formativas, rodas de conversa, festival de audiovisualidades Cine Quintal. Todas as atividades serão gratuitas e abertas à comunidade, com foco na inclusão social, acessibilidade e formação de novos talentos, na ampliação do trabalho que a Companhia já faz de democratização do acesso à cultura.
As atividades atendem à diferentes públicos, como crianças, jovens, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas pretas, cuidadores de crianças com TEA e interessados em artes manuais como o crochê e tranças afro. As ações também envolvem escolas públicas, instituições sociais e profissionais das artes e da saúde, promovendo o fortalecimento dos laços comunitários através da arte.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com