Ao participar da reunião do Fórum de Governadores do Brasil com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na manhã desta terça-feira (13), a governadora Fátima Bezerra (PT) requereu informações sobre a antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca.
Estados como Espírito Santo, Piauí, Bahia, Tocantins, Acre, Pernambuco e Santa Catarina reduziram o prazo de 90 dias para quatro semanas à aplicação da segunda dose, diante da ameaça da variante Delta.
“O Ministério da Saúde ficou de dar uma posição para todos os estados com relação a esse pleito de antecipação da segunda dose da vacina”, disse a governadora.
A posição dos estados, de querer antecipar a aplicação da segunda dose, vem após a fabricante AstraZeneca apontar que a vacina é eficaz quando aplicada a partir da quarta semana.
Calendário de vacinas
O Governo do RN também solicitou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga um calendário com data de entrega e quantidade de vacinas.O estado quer vacinar, com a primeira dose, toda a população acima de 18 anos até setembro.
Marcelo Queiroga disse que o Ministério vai fazer o cronograma por semana e deliberar no PNI sobre a reivindicação de antecipação da segunda dose para os vacinados com AstraZeneca Oxford e Pfizer. O ministro informou que a previsão é de entregar, a todos os estados, 41 milhões de doses de vacinas neste mês de julho e de 60 milhões no mês de agosto.
Ao reivindicar medidas imediatas ao Ministério da Saúde, dentro do PNI, a governadora do Rio Grande do Norte registrou que as aulas na rede pública do Estado estão previstas para reiniciar de forma híbrida no próximo dia 19. “Certamente com a antecipação da segunda dose e com o cumprimento das medidas protetivas, estaremos dando mais segurança aos alunos e trabalhadores que atuam na Educação. As medidas de definição do calendário de entrega e normas nacionais para a retomada da educação, respeitando especificidades de estados e municípios, precisa ser rápida por parte do Ministério para que possamos proporcionar mais segurança à população como um todo e evitar retrocessos no combate à pandemia”, defendeu Fátima Bezerra.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com