Prefeita poderá seguir resolução do Conselho de Medicina
Foto: web
A prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PP) admitiu que estuda adotar a recomendação do Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern) para uso de medicamentos para tratamento contra covid-19.
A proposta é facultar aos médicos da Atenção Básica a prescrição de medicamentos como hidroxicloroquina, azitromicina, cloroquina, ivermectina e outros no tratamento da covid-19, exclusivamente na fase inicial da doença, resguardados os devidos casos e exceções da recomendação do Cremern 04/2020.
Caso a Prefeitura de Mossoró adote o protocolo, vai enviar um documento informando aos profissionais da rede na próxima semana.
“Minha preocupação como prefeita e angústia como médica é salvar vidas.”, disse Rosalba, afirmando que a medida é “baseada em casos exitosos em hospitais e redes hospitalares, como Hapvida e Unimed, que tiveram pacientes que usaram esses medicamentos nos primeiros sintomas da covid-19”.
Reunião
Rosalba tratou sobre esse assunto numa reunião por videoconferência com a secretária de Saúde, Saudade Azevedo, com os coordenadores médicos das UPAs (Jonatas Carvalho, Lídio Wanderson, Wedney Livanio e Márcio Luiz), além do diretor do SAMU, Dixon Fradik, e do médico delegado do Cremern em Mossoró, Manoel Nobre.
Nota do Blog: O uso da hidroxicloroquina para tratar pacientes com a covid-19 é polêmico em todo o mundo. Seu sucesso em pacientes com coronavírus carece de amplos estudos e seu uso para combater a pandemia já chegou a derrubar dois ministros da Saúde. Nesta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) suspendeu os testes com o medicamento, após, segundo a OMS, estudos apontarem que ela não é eficaz para o tratamento contra a covid-19. |
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com