“Mesa Diretora deve explicações”, critica petista
Foto: João Gilberto/AL
A deputada governista Isolda Dantas (PT) defendeu que a governadora Fátima Bezerra (PT) vete o projeto do legislativo que autoriza o pagamento retroativo do 13º salário e 1/3 de férias para os deputados estaduais da antiga legislatura, inclusive os que não foram reeleitos.
A declaração foi em entrevista ao jornalista Rafael Duarte, da Agência Saiba Mais.
“Isso gerou um desgaste interno na Casa. Se a governadora tiver a oportunidade de vetar tem que vetar, até para que de fato seja feito um debate real na Casa. É um tema complexo e não podemos cair na vala comum da criminalização. Se houvesse debate, como todos os projetos têm sido, iríamos nos manifestar. Era importante a manifestação individualmente. Da forma como se deu, a coisa foi muito nebulosa”, afirmou.
Ela disse ainda que a Mesa Diretora da AL deve explicações aos deputados: “Uma outra coisa é: a Mesa Diretora deve uma explicação ao conjunto de deputados. Muitos deputados não tiveram a oportunidade de se manifestar sobre o projeto porque a pauta não estava explícita. Foi um dia muito confuso na sessão, onde houve votações do decreto de calamidade e outras pautas. Houve até projeto derrotado. Foi um dia muito confuso. Diferente da Câmara Municipal de Mossoró, onde para votar o PL você tem que se manifestar individualmente, na Assembleia Legislativa não. Vários projetos foram votados conjuntamente, o que não permitiu que vários deputados contrários aos projetos pudessem se manifestar. Houve debate sobre todos os projetos, menos sobre esse. Inclusive muitos não sabiam que esse projeto estava sendo votado. Essa votação não se deu com a real clareza que deveria”.
O valor retroativo a 2017 e 2018, a ser pago aos deputados e ex-deputados, é de R$ 4,1 milhões. O projeto foi aprovado silenciosamente na Assembleia Legislativa, na véspera de carnaval.
Fátima tem até o dia 20 para sancionar ou vetar.
Leia mais: Sem crise no Legislativo potiguar
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com